Uma decisão do Prefeito Rogerio Lisboa indignou os católicos iguaçuanos. A Prefeitura autorizou a marcha da Parada LGBT para o mesmo dia (Domingo, 15/09) em que a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Piedade, co-padroeira de Nova Iguaçu, ao lado de Santo Antônio.
O evento LGBT, que percorre trecho central da Via Light, concorre em certo ponto com o trajeto da procissão em homenagem à padroeira e obrigou à comunidade da Catedral a amputar uma considerável parte do trajeto, submetendo o percurso religioso ao evento promovido por associações civis em consórcio com a Prefeitura.
O atual governo municipal eleito em 2016 é formado pelo Prefeito Rogerio Lisboa, que declara ser evangélico, e o vice-prefeito petista, Carlos Ferreira. Além destes, o Secretário de Turismo, pasta que é responsável por eventos na cidade, é o comunista Fernando Cid, do PC do B.
A postura do Prefeito Rogerio Lisboa em relação à Igreja na cidade que governa nunca foi amistosa. O prefeito não foi, por exemplo, na posse do novo bispo diocesano em 1° de Junho. Na ocasião, Rogerio Lisboa fez questão de ser visto fazendo compras no Supermercado Vianense no momento em que ocorria a Missa Solene que celebrou a posse de Dom Gilson. A ausência do Prefeito em eventos católicos não é novidade e desde que tomou posse só foi a uma Missa de aniversário da Cidade, em 15 de Janeiro deste ano, por conta da presença do Governador Wilson Witzel na celebração eucarística.
A decisão de Lisboa de debochar da celebração católica da Padroeira de Nova Iguaçu também não agradou aos evangélicos. Dois pastores ouvidos pela reportagem e que não quiseram se identificar, mostraram-se preocupados com a decisão de autorizar um evento LGBT na mesma data e em local tão próximo a um evento religioso.
Também ouvido por nossa reportagem, o advogado André Miranda, presidente de uma associação de leigos católicos, o Centro Santo Antônio, questionou com indignação: “O ano tem cinquenta e dois finais de semana. Por que a Prefeitura achou por bem autorizar a Parada LGBT, que tem todo direito de ocorrer, justamente no dia da festa da nossa Padroeira e em uma localização tão próxima? É, no mínimo, uma provocação e um deboche”.
A devoção a Nossa Senhora da Piedade remonta aos primórdios de nossa cidade. A Igreja Matriz da antiga Vila de Iguaçu, e da qual só restou a torre, era dedicada a esta devoção mariana, que simboliza a dor da mãe de Jesus Cristo no momento da morte na Cruz. E o próprio nome de Nova Iguaçu foi, no passado, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu.
Comments